Destaque

31 de maio de 2012

Vodca "Cinco Esposas" é proibida nos EUA por ofender mórmons


Os responsáveis pela regulação de bebidas alcoólicas no Estado de Idaho, no noroeste dos Estados Unidos, proibiram a venda e a distribuição da vodca Five Wives (Cinco Esposas, em inglês) por ofender a comunidade mórmon.


A bebida, produzida no Estado vizinho de Utah, traz no rótulo cinco mulheres torcendo as saias, o que foi considerado pelas autoridades de Idaho ofensivo "a grande parte da população", fazendo referência ao grupo religioso. A decisão foi comunicada à Ogden's Own Disillery, que produz o destilado.

O responsável pela fiscalização das bebidas alcoólicas no Estado, Jeff Anderson, afirmou que as lojas de Idaho têm outras marcas de vodca e que a Five Wives não tinha nada de especial.


        
Garrafas da vodca Five Wives; bebida teve venda proibida em Idaho por ofender mórmons

A população mórmon do Estado é de cerca de 25%. A principal e mais conhecida corrente da doutrina, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, prega o casamento eterno, em que o casal se une para toda a eternidade, não permitindo um novo matrimônio em caso de morte de um dos cônjuges.

No entanto, há grupos que defendem a poligamia. A fábrica que produz a Five Wives fez uma campanha na internet e vende camisas pedindo a liberação da bebida, em que as "esposas" aparecem atrás das grades.


        
Fabricante da vodca vende camisetas pedindo liberação da venda de bebida em Idaho


Fonte: Folha. Uol