Destaque

27 de setembro de 2012

Cadê a igreja de Atos dos Apóstolos?

Por Jhunior Silva

A igreja é formada por pessoas salvas em Jesus que entenderam a mensagem da graça, e saíram do ostracismo religioso para fazer as diferença no mundo e na sua comunidade local, contudo, essa comunidade gloriosa, com poderes delegados por Cristo para transformar o mundo através do amor, é uma comunidade formada por uma parcela de pessoas complexas e egocêntricas com ideologias e visões distorcidas da cristandade, há também pessoas cheias de Deus querendo viver à graça imerecida intensamente em cada momento.

A igreja da era pós-moderna perdeu muita essência original da igreja primitiva coforme os valores demonstrados pela comunidade de Atos, na qual havia um consenso comum entre os primeiros cristãos, que compreenderam cada detalhe das intrusões e ensinamentos deixados por Jesus Cristo, e procuram vivenciá-los, os resultados foram maravilhosos, a comunidade crescia em graça, misericórdia e comunhão. Com essas ações, Cristo era evidenciado, e movidos pelo Espírito Santo novos cristão agregavam-se a igreja,  seus corações transbordavam de amor, havia diaconia uns para com os outros

Na igreja de Atos o carro chefe era a mensagem deixada por Cristo, por obstante, a mensagem ganhou dimensão de alto impacto a partir do momento em que a igreja deixou evidenciar para ela esses valores, e começou a transmiti-los para o mundo a fora. Tudo o que os primeiros cristãos tinham não pertenciam si próprios, era de todos em comum: dinheiro, alimentos propriedades, a comunhão e a intercessão foi o marco principal dessa igreja, o exercício da  mordomia cristã era um grande privilegio entre eles.

Onde esta essa igreja?

Essa igreja se perdeu quase por completa, a igreja da era moderna é uma igreja individualista, que pensa mais em si própria do que nos problemas alheios, com serias dificuldades para amar e tolerar seu próximo.

Uma Igreja que julga e aponta o dedo para o pecador, sem ao menos apresentar um advogado que advoga com a graça do perdão é uma igreja fria, morta em sua essência, que precisa passar urgentemente pela mudança do novo nascimento para que ela reviva a chama do amor que havia na igreja primitiva.

A igreja contemporânea não exerce misericórdia para os excluídos, órfãos, viúvas e abonados e guarda-se da corrupção do mundo essa não é a verdadeira religião coforme  Tiago 1.27?

Não aplicam sabiamente os dízimos e as ofertas arrecadados para suprir as necessidades de quem precisa ser abençoado por meio desses recursos.

Uma igreja que não faz a diferença no mundo não pode reivindicar as benção de Deus, o que presenciamos hoje é uma  proliferação diabólica de falsos  e pseudos religiosos: pastores estelionatários que estão entre as ovelhas, mas não são ovelhas, são lobos, falsos profetas querendo usurpar os poucos trocados que a comunidade arrecada para sustento ministerial, cantores gospel que transformam o louvor e a adoração  em espetáculo musical sem unção, que cobram uma fortuna para aparecerem em nossas igrejas e catarem musicas sem mensagens de mudanças.

A igreja é conivente, permiti que leis sejam criadas para balizar a nossa relação com a sociedade, uma igreja covarde, que se esconde no legalismo religioso, que não prega contra o pecado, que não otimiza o tempo para ministrar as boas novas para o perdido e  orar pelos aflitos. Uma igreja pobre, que se costuma em fazer o básico e necessário, não pode dizer que vive do amor, sendo que não podemos detectar esse valor contida nela.

Infelizmente eu não consegui encontrar essa igreja, o que vejo é uma igreja que esta perdida, que abandonou  preceitos bíblicos, uma igreja morna, sem avivamento, gerando cristãos fios, sem amor, esperança, sem compromisso com Deus. Mas tenho a esperança que um dia essa igreja possa ser impactada pelo Espírito Santo e comece a vivenciar os valores do Reino de Deus em sua totalidade.

Publicado também em: Jhunior Silva