Destaque

8 de abril de 2011

A Tragédia do Rio e o fanatismo religioso

Por Jhunior Silva

O atentado contra a vida de crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro na escola municipal Tasso da Silveira, na região de Realengo (zona oeste do Rio), chocou o Brasil e o mundo com tamanha barbárie e violência praticada pelo o jovem Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, ex-aluno da escola. Armado Wellington entrou na escola e efetuou inúmeros disparos como fazem os extremistas religiosos radicais, matando 12 alunos, e ferindo outras.


Segundo a carta que Wellington deixou há traços de fanatismo religioso, evidente na carta, ele descreve como deveria trata-ló após a sua morte,  e no preparo do seu sepultamento, desejou ter um cerimonial especial no trato de seu corpo, conforme uma tradição religiosa. Na carta Wellington perde perdão a Deus, e espera que na vinda de Jesus Cristo possa ser ressuscitados dentre os mortos.
Imagem: Folha. Uol


O que a Bíblia diz sobre isso?

Infelizmente Wellington não entendeu o real amor de Cristo para sua vida. ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16. Provavelmente sua infância e juventude não foi uma das melhores, assim como qualquer outra pessoa, contudo, se Wellington tivesse ouvido Jesus bater em seu coração (Vida), ele certamente lhe ajudaria a carregar os seus problemas e ajudar a resolvê-los “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11.28.

Não posso dizer que Wellington recebeu a misericórdia do perdão prévio de Deus, uma vez que tirou a vida de 12 alunos e a sua própria vida segundo informações, fez tudo isso de caso pensado, no entanto, a bíblia tem uma resposta para isso: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” I João 3.10.

O desejo de Wellington é ressuscitar com Jesus na sua gloriosa vinda, e ter a vida eterna ao lado do Pai à bíblia diz: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. “E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.” I João 3.15.

“Não vos maravilheis disto; porque vem à hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5.28-29

Infelizmente são vidas que foram interrompidas bruscamente sem ao menos ter a oportunidade de escolha, e Wellington interrompeu a vida de muitas crianças e adolescentes e a sua própria vida. Nenhuma crença numa religião justifica tal atrocidade, Devemos confiar em Deus e não deixar que a nossas mentes sejam invadidas por pensamentos satânicos, deixamos que o Espírito Santo direcione o percurso de nossas vidas.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10.10.